quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Analise de livro didatico feito no semestre anterior

 

Este livro contém diversas atividades e informações que possibilitarão ao aluno aprender Matemática e gostar e cada vez mais dessa disciplina. Durante a apresentação dos conteúdos o aluno tem a oportunidade de participar, mostrando o que já aprendeu de Matemática. Em cada das unidades são apresentadas diversa atividades para serem solucionadas pelo professor (a). Propõe atividades que permitem a aluno a vivenciar o que aprendeu e colocar em  pratica os conhecimento adquiridos.
 
A metodologia de ensino-aprendizagem adotada incorpora vários aspectos positivos: o conhecimento prévio do aluno é valorizado; são utilizados, quase sempre, contextos  significativos; são respeitados o desenvolvimento cognitivo e os interesses do mundo da criança; e os diferentes campos da Matemática aparecem de forma integrada. Os assuntos são apresentados em etapas sucessivas ao longo da obra e em progressivos graus de aprofundamento e de abrangência. A aquisição dos conhecimentos também é favorecida com a proposta de atividades que problematizam os conteúdos, desafios, e o estímulo a que o aluno busque soluções para essas atividades. A contextualização social e cultural é valorizada, o que contribui para levar o aluno a ampliar sua visão de mundo. O Manual do Professor é bem organizado. Inclui, para cada unidade, orientações didáticas úteis para a condução do trabalho de sala de aula. Em geral, a linguagem utilizada é clara e adequada ao aluno. Há um trabalho cuidadoso para sistematizar e dar significado às operações matemáticas, tanto no que se refere aos conceitos quanto aos algoritmos. Incentiva-se, ainda, o trabalho com cálculo mental e com estimativas de resultados de operações numéricas e de medidas.


Livro
TIPO “L”
Autor / série
Maria Inez de Castro Cerullo
Maria Tomie Shirahige
Regina Maria Chacur
2º Série
Editora
Sarandi
Disciplina / ciclo
Alfabetização/Matemática-Ciclo inicial
Conteúdos pertinentes com relação aos objetivos gerais da disciplina
Gráficos e tabelas; calendário; sistema de numeração; multiplicação; e divisão: problemas; medidas de comprimento e de tempo; problemas com as quatro operações; decomposição, leitura e escrita de números • Medidas de tempo; sistemas de numeração; sinais das operações; multiplicação e divisão: significados. Medidas: comprimento, massa, capacidade; multiplicação • Multiplicação; tabuada; problemas com as quatro  operações.
O livro apresenta atividades avaliativas pertinentes aos objetivos gerais do ciclo
Como parte da metodologia de ensino-aprendizagem adotada nos livros Didáticos os alunos são chamados a realizar tarefas de vários tipos, que nelas estão incluídas: situações-problema; exercícios de aplicação dos conceitos e procedimentos apresentados; exercícios de fixação; desafios; jogos; levantamento de dados; leitura de textos; entre muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário